quinta-feira, 7 de agosto de 2008
CETICISMOLATRIA. Temos esta prática?
Está nascendo uma nova modalidade de idolatria: a ceticismolatria, que obviamente se distingue do ceticismo.O verdadeiro ceticismo pesquisa todos os lados.O “ceticismólatra” investiga apenas o lado que lhe interessa.
O verdadeiro ceticismo não expõe sua opinião… apenas mostra os dois lados, devidamente investigados, aponta os pontos certos e errados, aceita todas as evidências e as investiga, considera o bom senso como peça importante de seu estudo e as pessoas fazem seu próprio julgamento
.O “ceticismólatra” diz: eu estou certo, vc está errado! Tá aqui as provas… (e a partir daí descreve suas teorias, filosofias etc tentando convencer, não quem não tem opinião, mas tentando “converter” os que já possuem sua própria opinião.O ceticismo é importante. É o ponto de partida de qualquer investigação. Devemos duvidar sempre! Julgar, nunca!Ter opinião, duvidar, questionar, tudo isso é válido. Mas temos que nos conter da nossa quase incontrolável vontade de atropelar o que os outros pensam e assim, desrespeitá-los!”
IMPORTANTE: Este texto foi pego na internet, mas por decuido não lembro a fonte, se blog, orkut ou mesmo site. Tentarei ser mais cuidadosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Seria mesmo mais fácil se as pessoas não fossem tão fanáticas.
Kátia, hoje a maior parte das crenças inspira-me medo.
Con tudo procuro entender as motivações de quem as buscam.
Abraço querida.
Postar um comentário