quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Simbologia das borboletas.



Em mitologia grega, Psique foi representada em arte com asas de borboleta. Está em toda parte a alma aerotransportada a lagarta que emerge de seu casulo, transformada de um ser inexpressivo a uma entidade aérea, é a metáfora clássica.

Culturas diversas olharam na Borboleta como um símbolo de transformação e regeneração em outros povos as almas eram levadas pela Borboleta da terra para céu, ou em alguns casos era acreditado que era as almas que estavam voltando a terra.

Deusas borboleta emergiram em lugares como como Minoan Crete e Toltec no México acreditavam que algumas destas deidades eram a personificação de certas borboletas, e foi considerado como símbolos de beleza, amor, flores, e os espíritos do morto também eram vistas como os protetoras das mulheres que morreram em parto e guerreiros que morreram em batalha uma das deidades da Borboleta no México antigo era a deusa guerra.

No Japão, a Borboleta, pronta para voar significa estar livre de seu feitiço depois de um longo no casulo ja com esparramando sua marca asas novas, é um símbolo popular para meninas jovens representa emergindo da beleza, com a intenção a considerar mudança jovial, não traumática muito comum nessa fase da vida.

Os indígenas americanos as tem como um emblema de orientação em mudança.Na China, é ainda um símbolo popular de felicidades matrimoniais e harmonia conjugal.

Na Alemanha, o avistar de uma borboleta pode ser considerada como um prenuncio de nascimento.As borboletas na cultura Maya descrevem como espíritos dos mortos se disfarçar quando retornam à Terra.Dizem que está vindo chuva no oeste da Pensilvânia quando a “Chrysalis” (espécime de borboleta) paira sobre as partes inferiores dos ramos.Borboletas também podem representar abundância.

Os índios Navaho e Apaches e até tribos da pré-históricas no México associavam a imagem das borboletas a colheita de verão. Os Hopi “Clan Borboleta” possuíam uma dança cerimonial chamada "Bulitikibi”, ou Dança da Borboleta, como um apelo para que os deuses lhes dessem uma boa colheita.Borboletas foram também conhecidas como o símbolo das bruxas, devido à sua inerente capacidade transformadora e da magia. Os Sérvios vêem a borboleta como a alma de uma bruxa porque muitos anjos medievais possuíam asas de borboleta, em vez de penas.



IMPORTANTE:


Alguns grupos religiosos, tomam a borboleta como simbolo Nova Era, e a ela emitem juízo de valor, contudo á nós cabe julgar.
Pessoalmente considero a borboleta como símbolo de renovação não a associando a nada mais que isto.
Em se tratando de simbologia, cada cultura assimila o símbolo de uma forma, e isto remonta á mitologia e ou a tradição oral de cada grupo social.
Portanto convém a cada um conhecer todos os significados possíveis e apreender aquele que lhe é peculiar e que lhe fala á alma de alguma forma.


Abraços á todos.


Betânia

2 comentários:

Janser disse...

Obrigado por ter postado os creditos no topico Simbologia das Borboletas, que dera que todos fossem assim.

Maria Betânia disse...

Janser, os créditos sçao justos, merecidos, reconhecimento do esforço do semelhante.
Grata por seu comentário e desculpe a demora em responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...