sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quem seria louco?




Uma criança curiosa e uma pergunta intrigante: Perfeita combinação para uma resposta digamos, simplesmente brilhante! Hoje durante uma aula de história para meus alunos de 2º ano, um deles repentinamente comentou em forma de pergunta: "Quem seria louco de morrer assim por um monte de gente?" Referindo-se á Tiradentes e esta coisa de história elementar, a forma como ele indagou foi tão reflexiva que os demais ficaram por uns instantes perplexos, por que em suas mentes de fato, quem seria capaz disso: De morrer por um monte de gente? Então olhei fixamente pra ele por alguns instantes e respondi simplesmente: JESUS! Mais um instantes, onde ele pareceu sobresaltado e em silêncio ficou.
As demais crianças também.
Assim como este meu aluno muitos de nós esquecemos por vezes de pensar no que de fato Jesus fez, não temos por vezes a real noção de sua grandiosa atitude, talvez por que pensemos nele contextualizando apenas seu aspecto divino, mas quando o enquadramos na categoria humana, ai sim temos uma perspectiva do que deve ter significado o sacríficio no Getsêmani e por fim sua morte humilhante na cruz. (Humilhante sim, por que para os que porventura ainda desconheça, a morte por crucificação na Roma Antiga era reservada apenas para os piores marginais. Tanto que ele estava ladeado por dois ladrões).
Pois bem, quando meu pequeno aluno, de certo modo considerou o gesto dramático de Tiradentes intrigante ao extremo, e diante do que Jesus fez,estabeleceu-se imediatamente um parámeto que ficou marcante até mesmo para aqueles pequeninos que em silêncio permaneceram.
Nosso camarada J.C é divino sim, ele é Deus, mas pensemos nele como homem e por tudo que viveu e teremos uma pequena noção do que significou seu amor consumado na cruz.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...