quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Descoberta da cozinha.




Nos últimos tempos fiz incurssões á cozinha.

e desta vez fui para experenciar velhas receitas,

as minhas, de minha mãe, de alguns amigos.

E pra minha surpresa, encontrei-me com um mundo gratificante:

" A alquimia dos sabores, aromas e texturas"...

Ah, isso faz-me lembrar um premiado filme mexicano:

"Como Água para Chocolate", onde a protagonista faz da cozinha

uma oportunidade de marcar presença na vida de um homem e com

isso á muitos arrebata. Ve-la misturando elementos e apreciar o compartilhar

de seu alimento é algo reconfortante.

Penso que muitas pessoas não se aventuram na cozinha, por receio...

Ou,por não terem pra quem cozinhar...

Penso que esta seria então a oportunidade de convidar aquela amiga para juntas fazerem uma torta, ou convidar um vizinho para um almoço, ou uma criança para fazer um bolo.

Tenho até um poema sobre esta aventura (criança, bolo e cozinha) postado em minha comunidade: Clínica da Alma e posteriomente, postarei aqui.

Houve um tempo que cozinhar era aconhegante, reconfortante.

Um tempo em que vizinhos ofereciam pedaços de bolos gentil e desinterasadamente.

Em minha infância presenciei idas e vindas de pratos com bolos, os quais ao receber minha mãe sempre dizia: " Não se devolve o prato vazio!" E lá ia minha mãe ou vó, fazer algo ou mesmo colocar sobre ele uma fruta, ao qual eu levava cheia de orgulho do alto de meus oito anos...

Trinta anos se passaram e eu ainda trago comigo esta lembrança e o desejo de fazer um bolo simples e partilha-lo com vizinhos...

Ousaria eu bater em suas portas e ofertar o bolo sem o risco de uma estranheza qualquer?

Como reagiriam meus vizinhos a quem mau dou bom dia, se batesse em sua porta com um bolo num fim de tarde?

Não sei, mas acho que louca como sou, arriscarei-me á isso.

Se ocorrer, claro, venho aqui e conto tudo á vocês.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...