quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 Maio: Dia Mundial semTabaco



"O cigarro foi, por muitos anos, um símbolo de luxo, satisfação e status social. Sua venda é motivada pela exploração de uma imagem estratégica, em promoção de festas, concertos e eventos esportivos, sempre ligada ao que está na moda".

Após anos de consumo, o tabaco vem perdendo suas características "positivas", e mostrando seu verdadeiro perfil. Hoje não há mais muita dúvida sobre os malefícios do uso de seus derivados para a saúde do fumante e de todos que vivem ao seu redor. O tabagismo, segundo vários estudos, é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora), e quase 50 doenças diferentes.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Olhos Corrompidos





Os ditos populares podem mesmo conter muitas coerências, se não vejamos alguns:
.
" A maldade está nos olhos de quem vê."
.
" Os olhos são espelhos da alma".
.
Todos que convivem comigo há algum tempo sabem o grande fascínio que tenho por imagens, a ponto de eu considerar seriamente fazer um curso de fotografia pra produzir minhas próprias imagens, inclusive tive uma comunidade intitulada IMAGEMANIA, por que de fato amo essas imagens que traduzem emoções sem utilizar palavras.
Contudo associar imagem e frases foi uma sacada genial que as redes sociais trataram de incrementar.
Hoje numa dessas redes um de  meus contatos fez um comentário quei considero infeliz após eu publicar uma imagem de uma linda garotinha, de calcinha, maquiagem e sapato alto com uma frase que considerei a cara de uma grande amiga, a qual ela mesma concordou.
Pois qual não foi minha surpresa ao verificar que outra pessoa distorceu o sentido do que eu pensava está implícito na leitura daquela imagem.
Segundo seu olhar, ela não apreciava fotos de crianças com salto alto e maquiagem, e ainda deixou a "DICA"...

Francamente, que nunca vi tamanha corrupção de um olhar.
Se não vejamos:
Primeiro: O olhar de cada um é singular e altamente subjetivo.
Segundo: Ainda que ela tenha a intenção de ser politicamente correta ao evitar estímulo á pedofilia, sabemos que não são os atrativos de visuais que desencadeiam os desejos doentios dos pedófilos.
Terceiro: A formação da pessoa é em Psicologia o que nos remete ao sentido lúdico infantil, (que ela deve ter ignorado) onde a criança aprende por modelagem e isso inclue a imitação do uso de objetos de uso da mãe (afinal que menina nunca brincou de vestir-se com as roupas e acessórios de sua mãe?)
Quarto: Que respaldo tem alguém pra sair dando "DICA" de como outra pessoa deve portar-se?
Quinto: Por que as pessoas parecem em sua maioriar quererem legislar sobre a vida dos outros?
Sexto: Olho com meus olhos e neles há poesia, graça, leveza e irreverência, é assim que desejo viver
e não com o olhar paranóico e doentil dos olhos que outrora coloridos hoje encontram-se corrompidos.
Mesmo  Cristo em sua sábia fala dizia: " Se teus olhos forem bons todo o teu corpo será bom".
.

(Sandra de Sá perdoe a paráfrase de sua canção de sucesso).
Como educadora sei bem o grande risco que nossas crianças crescem sob o olhar de pessoas abusivas, eu mesma encarrego-me de trazer á pauta discussões sobre a Pedofilia, também sou contra o estímulo precoce do consumismo infantil, por saber que a infância é um período lindo da vida de um indivíduo que deve ser salvaguardado da corrupção social, também não sou o tipo Poliana que acredita que a vida é colorida e cheia de pássaros, mas nunca, jamais em tempo algum abrirei mão de ser poeta.
E, continuo assim: Caminhando na contramão...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...